Seguros para carros alugados no exterior

A contratação de seguro em caso de aluguel de carro nos EUA não é uma exigência das autoridades locais sendo portanto tratado pelas locadoras como serviço opcional (não obrigatório). No entanto, vale informar que existe um interesse financeiro por parte das empresas de locação de carros em vender estes seguros, já que estes serviços são altamente lucrativos. A venda de seguros opcionais também é do interesse do agente (balconista) da locadora que geralmente tenta convencer o cliente a adicional no momento da locação (nos casos em que já não esta incluso no plano de locação), pois eles recebem comissionamento pela venda dos mesmos. Quem já alugou carro nos EUA vai lembrar que eles geralmente são bastante insistentes em muitos casos. O único seguro exigido pelas autoridades, e que já esta incluído em qualquer plano de locação sem que seja necessário pagar qualquer valor adicional, é o seguro mínimo para terceiros (responsabilidade civil) que será explicado em maiores detalhes abaixo. Evidentemente, os seguros opcionais são sempre recomendáveis, já que uma coisa que o viajante não deve ter é a preocupação com responsabilidade civil em um pais estrangeiro, e um turista precavido ira aproveitar a viagem com muito mais tranquilidade. Entre os seguros opcionais mais comuns estão:

LDW : O seguro LDW (Loss Damage Waiver) que as vezes também é chamado CDW (Collision Damage Waiver) nao é bem um seguro, embora para o locatário o efeito seja o mesmo. Este tipo de cobertura na verdade isenta o locatário da responsabilidade financeira por percas (roubo) e danos causados ao veículo da locadora, desde que não seja infringida nenhuma cláusula contratual. Ou seja, com a contratação desta cobertura a locadora assume o papel de uma seguradora, isentando o locatário e assumindo ela mesma a responsabilidade em caso de percas ou danos, sem que necessariamente haja na verdade uma seguradora por traz. A não contratação desse seguro faz com que o locatário seja responsável pelo veiculo, independente de ter ou não culpa pelas percas e danos causados. O custo desse tipo de cobertura é de aproximadamente U$ 23.00 p/dia (variando um pouco entre locadoras) se contratado em separado, por isso a dica pra quem tiver entrasse neste seguro é de reservar um plano de locação que já inclua o mesmo, pois assim fica bem mais em conta.

E.P:  O seguro E.P (Extended Protection), as vezes também chamado de LIS ou L.P, oferece cobertura estendida de ate um milhão de dólares para danos físicos e materiais causados a terceiros e também inclui cobertura em caso de ferimentos, invalidez e morte causados pelo locatário. Conforme exigido pela lei todas as tarifas de locação de automóveis já incluem uma cobertura básica (conhecido com “mínimo exigido pela lei”) que na Florida (Miami, Orlando, etc…), por exemplo,  é de U$10.000 por pessoa, ou U$20.000 total por cada acidente. Portanto o E.P. estende  a cobertura básica (mínimo exigido) para terceiros ate  U$ 1.000.000 (um milhão). O seguro E.P. também oferece aos passageiros do carro alugado uma cobertura de ate U$ 100.000 por danos físicos e materiais causados por terceiros que não tenham seguro contra terceiros, ou que o seguro que tenham seja insuficiente. Os limites de cobertura para o seguro E.P. podem variar em outros estados e custa em media U$ 12.00 p/dia se comprado em separado, portanto a dica também é de reservar um plano que já o inclua se tiver interesse nesse tipo de seguro, pois adiciona-lo depois (na hora de retirar o carro) é bem mais caro.

CPP: O seguro CPP (Carefree Personal Protection) as vezes também chamado de PAI, PEC, PAEC ou PTI oferece indenização semanal em caso de acidente e cobertura para gastos médicos que estejam relacionados com acidentes, evacuação medica em casos emergenciais, morte acidental e perda de membros, repatriação de restos mortais, e perdas de efeitos pessoais. Este seguro também oferece assistência multilíngue para problemas relacionados a viagem e custo em media U$8.00 p/dia, podendo variar entre locadoras.

SEGUROS OFERECIDOS PELOS CARTOES DE CRÉDITO

Alguns cartões de credito Visa, Mastercard, Credicard e os American Express divulgam o serviço de cobertura gratuita em caso de  locação de carro que tenha sido pago através do próprio cartão, porem vale salientar o seguinte:

1)- O seguro do cartão oferece cobertura apenas contra danos ao veiculo alugado (equivalente ao CDW ou LDW) e não oferece cobertura alguma para danos físicos ou materiais a terceiros e também não oferece cobertura para carros com capacidade acima de 5 passageiros, conversíveis ou veículos de luxo.

2)- O seguro oferecido pelo cartão oferece cobertura secundaria. Ou seja, eles apenas entram em ação após todo e qualquer outro seguro (do carro, da locadora, do condutor, etc…) já tiver sido utilizado ate o seu maximo de cobertura, e assim mesmo, como já mencionado, apenas para cobrir danos ao veiculo alugado.

3)- Os seguros oferecidos pelos cartões não cobrem locação de carros tipo camionete, vans, pick-up ou conversíveis e carros de luxo. A cobertura dos seguros oferecidos pelos cartões de credito apenas cobrem carros de classe compact a fullsize.

Requisitos Mínimos Para Alugar um Carro nos EUA

Para alugar um veículo nos Estados Unidos o locatário estrangeiro deverá ter no mínimo 21 anos de idade, apresentar sua Carteira de Habilitação Brasileira, ou de qualquer outro país da América Latina, juntamente com seu passaporte e um Cartão de Crédito em seu nome. O cartão de credito e a  carteira de habilitação devem ser da mesma pessoa que estará assinando o contrato.

Idade Mínima

A idade mínima para alugar um carro nos Estados Unidos é de 21 anos completos. Porem ao locatário que tiver menos de 25 anos será cobrado uma taxa adicional (under age charge) de aproximadamente U$25.00 por dia (dependendo da locadora), alem dos valores referentes ao aluguel do carro e seus respectivos impostos.

Combustível

A regra básica na indústria de aluguel de carros nos EUA é de que todos os veículos sejam entregues com o tanque cheio. Porem existem 3 opções para computar o custo do combustível consumido pelo cliente:

1)- O cliente recebe o carro com tanque cheio e antes de devolve-lo o cliente abastece (completa o tanque) e devolve também com tanque cheio. Neste caso não será cobrado pela locadora nenhum custo referente ao combustível. A advertência nesse caso é que se o tanque não estiver cheio o combustível que falta para completar o tanque será cobrado do cliente a uma tarifa aproximadamente duas vezes (2 x) mais cara do que o custo em um posto de abastecimento local, pois nesse preço cobrado pela locadora esta embutido o custo da mão de obra para o abastecimento do carro.

2)- O cliente pode optar pela opção de já prepagar o combustível que esta no carro pelo preço aproximadamente equivalente ao praticado nos postos de gasolina Ou seja, já paga pelo tanque de combustível que receberá da empresa e fica assim desobrigado a encher o tanque antes da devolução. Vale lembrar que nesta modalidade qualquer combustível ainda presente no carro (não utilizado), quando o mesmo for devolvido, não será reembolsado ao cliente pela empresa locadora do carro.

3)- Hoje em dia já se tornou uma pratica comum entre as grandes locadoras o oferecimento de planos de locação  “All Inclusive” em que o primeiro tanque de combustível já esta incluído no preço da locação e portanto o cliente recebe com tanque cheio e não precisa se preocupar em completar o tanque antes da devolução do carro alugado, podendo portanto devolver no nível em que estiver.

Segundo Motorista

Apenas estarão cobertos pelo seguro contratado através da locadoras os motoristas que seus nomes constarem no contrato de locação. Este é um item muitas vezes mal interpretado em que se tem a impressão de que apenas podem dirigir as pessoas constantes no contrato quando isso não é verdade. As autoridades locais não exigem que o motorista do veiculo alugado esteja constando no contrato, apenas é necessário que o condutor esteja devidamente habilitado e que o carro esteja devidamente emplacado junto ao departamento de transito. Na verdade, o pagamento da taxa para inclusão de condutores adicionais (geralmente em torno de $10.00 p/dia) serve para que a cobertura dos seguros contratados se estenda aos condutores adicionais e não para que eles sejam autorizados a dirigir o veiculo. As grandes empresas de aluguel de carro nos EUA já oferecem planos de locação incluindo um segundo motorista, portanto pudesse nesses casos adicionar um segundo condutor sem qualquer custo adicional.

GPS

O aparelho de navegação (GPS) já esta disponível em praticamente todas as grandes locadoras e é tratado como serviço opcional. Em media o GPS é alugado por U$11.00 ao dia ou U$60.00 por semana (7 dias), Também já existem planos que incluem o aparelho como parte do preço do aluguel do carro, e como sempre desse jeito fica mais barato do que contratar o aluguel do aparelho em separado. Este é um serviço muito útil e recomendável ate mesmo para as pessoas que já tenham viajado aos Estados Unidos varias vezes. O aparelho é extremamente fácil de ser utilizado, basta digitar o endereço de destino desejado e pronto, o aparelho já sabe aonde você esta (sempre, pois recebe sinal do satélite 24 hrs por dia) e quando você digita o destino ele mostra um mapa na tela com o trajeto que você deve tomar e vai lhe guiando passo a passo. Como se isso não fosse o bastante, ainda tem uma narração (em português se quiser) que vai te dizendo quando e aonde você deve mudar de faixa ou entrar em alguma rua. E não se preocupe, se você errar uma entrada ele recalcula o trajeto e já lhe apresenta um novo plano de viagem.

Cadeirinha  para criança

Em quase todos os estados americanos, a cadeirinha é obrigatória para crianças menores de 7 anos de idade. Em media as locadoras alugam a cadeirinha por U$ 7.00 dólares por dia e cobram ate no Maximo pelos primeiros 10 dias. Ou seja, o maximo que pode se esperar gastar com esse serviço será de U$70.00 se a locação for por 10 dias ou mais. As locadoras oferecem três tipos de cadeirinhas, especificas para as diferentes idades, desde recém nascido ate 7 anos e o preço cobrado é o mesmo para qualquer um dos três tipos de cadeirinha. A dica é que quem for precisar alugar a cadeirinha por 10 dias ou mais é que já vale a pena comprar a sua própria cadeirinha, pois elas custam as vezes ate menos do que os U$70.00 (dependendo do modelo) e você pode ficar com ela depois do termino da locação.

Impostos e Taxas

Quando se aluga um carro nos Estados Unidos aplicam-se alguns impostos governamentais alem de taxas locais e de serviços, bem como sobrecargos que foram criados para recuperar certos custos por estar operando em um determinado local, como por exemplo dentro de um aeroporto. Muitas locadoras oferecem planos de locação que já incluem todos os impostos e taxas, porem na maioria dos anúncios ainda continuam aparecendo apenas os planos básicos com valores bem inferiores (sem seguros e impostos) para atrair os mal informados que geralmente acabam só descobrindo destes custos extras, e inevitáveis, já no destino. No aeroporto de Miami, por exemplo, as locadoras cobram os seguintes impostos e taxas para aluguel de carro originando naquela localidade, podendo variar um pouco entre locadoras:

– Concession Recoup Fee = 9.89%. Esta é uma taxa de serviço criada pela maioria das locadoras que operam no aeroporto de Miami para recuperar os custos excessivos de operar no aeroporto. Custos tais como transporte circular gratuito oferecido pelas locadoras para transportar passageiros do terminal de desembarque ate o escritório da locadora, entre outros custos. Esta taxa não se aplica a locações contratadas fora do aeroporto e pode variar entre aeroportos;

– Rental Car Facility Chg = U$ 4.00 p/dia. Esta é uma taxa cobrada pelo aeroporto de Miami e que é repassada ao cliente pelo uso das instalações do aeroporto. Uma espécie de taxa aeroportuária. Esta taxa não se aplica a locações contratadas fora do aeroporto e também pode variar entre aeroportos;

– Florida Surcharge = U$ 2.00 p/dia. Esta é uma taxa de rodagem (para manutenção e construção de estradas) cobrada pelo estado da Florida e repassada aos clientes pelas locadoras. Esta taxa se aplica a veículos com capacidade menor de 9 (nove) passageiros e apenas se aplica aos primeiros 30 dias de locação.

– Tire / Battery Fee = U$ 0.02 p/dia. Esta é uma taxa cobrada pela maioria das locadoras para cobrir os custos envolvidos em descartar os pneus e baterias usadas dos carros de maneira que não prejudique o meio ambiente e que esteja de acordo com as exigências dos órgãos reguladores;

– License Recoup Fee = U$ 0.46 p/dia. Esta é uma taxa cobrada pelas locadoras para cobrir os custos de emplacamento e licenciamento dos veículos;

– Sales Tax = 6%. Este imposto é cobrado pelo Estado da Florida e aplicado em qualquer transação de compra e venda de produtos ou serviços no estado da Florida.

 fonte: http://www.carrosalugado.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *